O papel das multiplicadoras é acolher e dar orientação para outras mulheres que precisam de reconhecimento e apoio para enfrentar as dificuldades decorrentes da situação de violência, auxiliando-as no acesso à Justiça e aos serviços de proteção.
Como parte do plano de ações do PROJETO ACOLHIDA, foi iniciado um grupo de educação popular em direitos para formação de agentes MULTIPLICADORAS, que contribuirão com o processo de acolhimento, orientação e fortalecimento de mulheres em situação de violência.
Fala-se em educação popular em direitos porque se trata de uma iniciativa em que "se ensina aprendendo e se aprende ensinando".
A partir de conteúdos multidisciplinares, as MULTIPLICADORAS receberão orientações sobre as causas e as formas de violência contra a mulher, bem como sobre os instrumentos de enfrentamento, para que multipliquem esse conhecimento em seus respectivos espaços comunitários.
Mas, além disso, a partir do conhecimento das próprias MULTIPLICADORAS, que convivem diariamente com mulheres em situação de violência, busca-se extrair informações úteis para o aprimoramento dos serviços públicos de atenção à mulher e ampliar o acesso à Justiça.
As primeiras MULTIPLICADORAS foram indicadas pelos integrantes e colaboradores do PROJETO ACOLHIDA. Mas se você também deseja participar dos encontros de formação ou conhece uma mulher que tem o perfil de MULTIPLICADORA e quer ajudá-la a integrar o projeto, basta mandar uma mensagem para o whatsapp do Ministério Público em Bandeirantes/PR.