SOBRE O PROJETO:

Trata-se de ação de execução continuada, a ser realizada em dois ciclos (março e novembro) de cada campanha anual do PROJETO ACOLHIDA. Consiste na realização de  rodas de conversa nas escolas públicas de ensino fundamental e médio (adolescentes e jovens) de Bandeirantes e de Santa Amélia, abordando o tema a “Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher”.

Saiba mais clicando aqui!

Tem como objetivo fomentar o desenvolvimento do senso crítico dos alunos adolescentes e jovens, que estão em processo de desenvolvimento pessoal e social, sobre causas e as diferentes formas de violência contra a mulher, bem como sobre como enfrentá-la, inclusive no ambiente escolar.  

No ano de 2022, para a campanha inaugural do projeto, as rodas de conversa ocorreram entre os dias 07 e 10 de novembro, nos períodos matutino, vespertino e noturno, contando com a participação de aproximadamente 700 alunos, os quais já haviam discutido previamente o tema em sala de aula, com base na cartilha para adolescentes elaborada pelo CEVID/TJPR (clique aqui para acessar a cartilha) Além das rodas de conversa nas escolas, foi ministrada palestra com o tema “Feminicídio” na Semana Jurídica da UNOPAR/Anhanguera, de Bandeirantes, contando com aproximadamente 300 alunos de Direito.

No ano de 2023, no primeiro ciclo, as rodas de conversa ocorreram entre os dias 27 e 30 de março, nos períodos matutino e noturno, contando com a participação de mais de 600 alunos. No segundo ciclo as rodas de conversa ocorrerão no mês de novembro, durante a Semana Municipal de Enfrentamento à Violência contra a Mulher em Bandeirantes.


Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda! 

Paulo Freire


A educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo!

Carlos Rodrigues Brandão


MATERIAIS UTILIZADOS:

panfleto (3).pdf